Alto Paraíso é reconhecida por seu valioso santuário ecológico, fauna e flora típicas da vegetação predominante, o Cerrado. Considerada um patrimônio natural mundial, pela UNESCO.  Abraçada pela Chapada dos Veadeiros, a cidade atrai turistas do mundo inteiro. Desde aqueles que buscam descanso em meio às belezas naturais e tranqüilidade junto ao astral mástico que envolve a cidade, até os que estão atrás de aventuras radicais em interação com a natureza.

A Chapada dos Veadeiros, localizada no Nordeste Goiano, é uma região de cerrado privilegiada que apresenta rica diversidade animal, vegetal, social e cultural. As águas que nascem em seus campos e chapadões são fundamentais para a formação do Rio Tocantins que abastece a Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, sendo considerada por isso o berço das águas.

A cidade também abriga o Distrito de São Jorge, há 36 km distantes. São Jorge é porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma antiga vila de garimpeiros do início do século XX que hoje tem como atividade principal o ecoturismo, uma alternativa ecológica e sustentâvel para os moradores da região.

A região é de uma natureza exuberante, com trilhas, cânions, rios e córregos que formam piscinas naturais, corredeiras e cachoeiras, além de um céu único para apreciar o nascer e o por do sol, a lua e as estrelas. Na Chapada dos Veadeiros o cerrado revela suas fisionomias: veredas de buritis, campos úmidos, campos de flores, matas ciliares, de galeria e campos rupestres. Sua formação rochosa é das mais antigas do planeta, formada por quartzitos com afloramentos de cristal de rocha.

Fotos da Cidade