A cidade de Aruanã está, estrategicamente, localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale. Sua praça principal expõe fragmentos de uma caldeira adquirida por Couto Magalhães que investiu na navegação no século 19, quando trouxe um barco a vapor para navegar de Aruanã a Belém do Pará.

A cidade de Aruanã possui uma vista privilegiada dos encantos do rio Araguaia, um dos mais belos rios do mundo! Dispõe de infraestrutura para receber bem seus visitantes: hotéis e pousadas aconchegantes, camping, bares e restaurantes de boa comida e bebida bem gelada.

O Turismo de Pesca Esportiva, de Aventura e Ecológico, são algumas das boas opções para você conhecer o município, incluindo o Turismo Étnico, devido a presença indígena Karajá na aldeia Buridina. Considerada “Cidade Portal do Araguaia”, Aruanã oferece lazer em seus rios de lindas praias que atraem milhares de turistas, de todas as partes do Brasil.

Esse município é escolhido como lugar de férias, descanso, para milhares de turistas, personalidades políticas, artistas e empresários, devido a exuberante beleza natural de seus rios e centenas de lagos. Estes são verdadeiros berçários que repovoam a ictiofauna do rio Araguaia. A cidade de Aruanã vive do turismo que explora de maneira sustentável, rios, praias, e muita beleza que fazem de Aruanã um lugar ideal pra ser feliz!