O Cadastur Goiás iniciou no mês de fevereiro seu trabalho de campo em 2014, com a visita de técnicos da Goiás Turismo aos municípios. Eles atuam no sentido de conscientizar os empresários do segmento sobre a importância de se cadastrar no sistema e também efetuando cadastramentos. Os primeiros municípios visitados foram Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Rio Verde.

Segundo o coordenador do Cadastur em Goiás, Marcos Faria, a equipe realiza palestra de conscientização, visita os estabelecimentos que estão com o cadastro vencido e também vão em busca de novos cadastramentos. “A resposta está sendo muito positiva. Um exemplo é o que ocorreu em Pirenópolis. Muitos proprietários de restaurantes – tipo de estabelecimento que não é obrigado a se cadastrar – demonstraram interesse em aderir ao Cadastur, até mesmo pelos benefícios que o sistema oferece, como acesso ao FCO”, explica.

O secretário de Turismo de Pirenópolis, Sérgio Rady, ressalta a importância do Cadastur tanto para os empresários quanto para os municípios. “Essa adesão do segmento ao Cadastur é muito importante para fortalecer todo o trade turístico. E a parceria com o Governo Estadual, por meio da Goiás Turismo, é fundamental”, salienta Sérgio Rady. Marcos Faria ressalta que a parceria terá continuidade, inclusive para o cumprimento de meta da Goiás Turismo de alcançar o 5º lugar no ranking nacional do Cadastur – atualmente Goiás ocupa a 6ª colocação.

O Cadastur

Criado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur tem o objetivo de ordenar, formalizar e legalizar os prestadores de serviços turísticos no Brasil. O sistema é executado pelo MTur em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades federativas. Entre outras vantagens, o cadastro disponibiliza o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, como para obtenção de capital de giro, aquisição de produtos, insumos, serviços e equipamentos para o empreendimento turístico e financiamento de projetos novos tanto para a construção de hotéis e restaurantes quanto para a aquisição de veículos para transportadoras turísticas, por exemplo.

Em Goiás, a responsabilidade pelo cadastramento é da Coordenação Regional do Cadastur, uma extensão do Ministério do Turismo na Goiás Turismo. Visite o site do Cadastur: www.cadastur.turismo.gov.br.