Caldas Novas é conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 33° a 60°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas.

A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares. Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.Clima

Clima

Segundo dados da Instituição Particular de Goiás (IPGO), a temperatura mínima registrada em Caldas Novas foi de 9,3 ºC, ocorrida no dia 18 de julho de 1975, enquanto que a máxima foi de 38,6 ºC, observada no dia 22 de outubro de 2002. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 105,0 mm, em 12 de dezembro de 2006.

Pontos Atrativos

O PESCAN- Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – apresenta ao turista várias fontes que se transformam em riachos em meio a uma vegetação de impressionar. Foi criado com o objetivo de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal. Tem a visitação dos turistas controlados a fim de que o Parque continue sendo um preservador do cerrado goiano e do manancial hidrotermal. Além das trilhas e cachoeiras que o Parque possui, os amantes da natureza ainda podem praticar ciclismo (mountain bike), pois a região é cercada de trilhas com paisagens deslumbrantes. O esporte cresceu tanto na cidade que, anualmente, é realizado uma competição que atrai atletas de todo o país, o Desafio das Águas Quentes de Mountain Bike.

Caldas Country

O Caldas Country é o maior festival de música sertaneja do Brasil que ocorre todos os anos na cidade geralmente no mês de novembro. Vários cantores passam pela cidade nos dois dias de shows, entre os mais famosos estão: Paula Fernandes, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Gusttavo Lima, Cristiano Araújo, Jorge e Mateus, Humberto e Ronaldo, Fernando e Sorocaba e Banda Eva. A média de público nos dois dias de show é de 100 mil pessoas.

Além de várias instâncias termais, Caldas Novas possui na praça central a Igreja Matriz também chamada Dom Orlando é a praça mais antiga da cidade recebe vários turistas e está rodeada por bares e restaurantes mais frequentados pelos turistas além da sede da Secretaria do Turismo onde se pode pegar informações sobre lugares a ser explorados pelos turistas. A Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores foi construída em 1850 e é a construção mais antiga de Caldas.