Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. Em relação a dimensão territorial o município tem uma agricultura pouco significativa, sua renda é quase totalmente oriunda do turismo.

Como seu foco maior é a economia turística, recebe um número cada vez maior de turistas estrangeiros de países como: Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, França segundo pesquisas locais. Rio Quente possui a 2ª maior renda per capita do Brasil.

A cidade de Rio Quente foi emancipada em 1988 depois de um longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldasnovense e se tornou a cidade de Rio Quente emancipada. situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 28°C, oferecendo aos seus visitantes excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.

O município que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo (cidade) e do rico interior paulista, de onde se origina o maior percentual da demanda de turistas.

Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente Resorts (anteriormente Pousada do Rio Quente Resorts) que está localizado no bairro Esplanada, e é um resort de renome nacional que foi por muitas vezes eleito pela revista Exame como o melhor resort do Brasil. Dentro do complexo do Rio Quente Resorts fica localizado o Hot Park, que é um dos maiores parques aquáticos do Brasil, tal como o Beach Park de Aquiraz (CE), o Wet ‘n Wild de Itupeva (SP) e o Rio Water Planet do Rio de Janeiro (RJ). Todas as piscinas do Hot Park são piscinas de água quente, sendo que a água é renovada constantemente, devido ao grande volume que brota das suas principais fontes termais.

Fotos da Cidade